A gestão eficiente dos transportes realizada por uma empresa não é uma tarefa simples. Em geral, esse controle envolve diversos documentos (NFe, CTe, XML, EDI, etc) e controlá-los de forma manual dificulta ainda mais essa tarefa, tornando-a, além de extremamente trabalhosa, propensa a erros, principalmente se considerarmos que a legislação referente ao tema não é nada simples.
Assim, para evitar erros e transtornos, a decisão mais acertada é adotar um sistema que auxilie sua empresa a realizar essas atividades de forma rápida, prática e segura, empregando os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer.
Nesse texto, falaremos sobre um desses sistemas: o TMS. Você conhece esse sistema? Gostaria de saber mais? Então continue a leitura!
O que é TMS?
O TMS, Transportation Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transportes, é uma ferramenta que permite a automatização da gestão dos processos de logística de uma empresa, o que traz segurança e eficiência ao setor. Através de um bom TMS, é possível fazer simulações para determinar o melhor preço e prazo, automatizar a troca de informações, realizar a gestão dos documentos, cadastrar negociações, automatizar o processo de auditoria, controlar as entregas (lead time, pendentes e concluídas), automatizar o processo de contabilização e escrituração e realizar o controle dos pagamentos.
Sendo assim, o TMS não traz benefícios apenas ao departamento de logística da empresa. Um TMS completo integra e otimiza o processo como um todo, desde o processo de negociação auxiliando o departamento de compras a definir a melhor transportadora por região e operação, até os processos de contabilização e escrituração, onde irá auxiliar o departamento contábil a ter um custo real do transporte e o departamento fiscal e ter um controle apurado dos impostos a creditar e a debitar.
Quais as vantagens de empregar o TMS em minha empresa?
O emprego do TMS como sistema de gerenciamento logístico traz inúmeras vantagens para a organização. Conheça algumas delas:
● Redução significativa dos custos: a partir das simulações, auxilia a empresa a definir quais as melhores transportadoras por operação e região.
● Melhora da comunicação entre os participantes: o TMS permite a melhora da comunicação com a transportadora, automatizando o envio e recebimento de informações relacionadas ao processo.
● Auditoria do transporte: calcular manualmente os valores de frete é uma atividade que envolve inúmeras variáveis e demanda muito tempo, o que acaba prejudicando a produtividade do departamento de logística da empresa. O TMS realiza esses cálculos de forma automática, tornando o processo extremamente eficiente. Dessa forma, o departamento de logística pode se dedicar a outras atividades que trazem um maior valor agregado à operação.
● Controle de frete extra: O setor de distribuição pode causar sérios transtornos para as empresas, sendo os principais deles relacionados aos atrasos na entrega, perda ou extravio de cargas, cobranças indevidas, falta de controle de custos, dificuldades na conferência e lançamentos dos CT-e, entre outras questões. Assim, contar com uma ferramenta tecnológica viabiliza o controle dessas etapas, aumentando a produtividade e controlando os custos.
● Lançamentos contábil e fiscal automáticos: automatiza regras de alocação do custo e crédito dos impostos, além de automatizar o processo de criação do pedido de compra e lançamentos contábil e fiscal dos documentos de transporte (conhecimento e nota fiscal de serviço de transporte).
Conforme apresentado acima, as soluções tecnológicas podem ser aliadas muito úteis no gerenciamento do seu setor de transportes. Se interessou? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções tecnológicas para a gestão logística eficiente da sua organização.