O Business Process Outsourcing (BPO), comumente chamado apenas de Outsourcing, é um tipo de parceria onde uma empresa especializada é contratada para assumir a gestão de um determinado processo.
O outsourcing de gestão de fretes é uma excelente opção para as empresas embarcadoras que buscam otimizar seu processo de transporte. Em muitos casos, o principal benefício esperado ao contratar uma empresa parceira para fazer a gestão de fretes é a redução do custo. Porém, essa parceria vai além disso, um diferencial muito importante é a expertise. Contratar uma empresa desse tipo adiciona experiência, know-how e agilidade ao setor de transporte.
Vantagens e benefícios do outsourcing de gestão de fretes
O mercado brasileiro é extremamente concorrido. Por isso, aprimorar os processos é essencial para diminuir custos e se tornar mais competitivo. Sendo assim, contratar um outsourcing de gestão de fretes é um diferencial significativo, pois trará um parceiro experiente e especializado para a gestão desse processo. Esse serviço traz uma série de benefícios para o embarcador. Seguem alguns exemplos:
1- Dados
Uma das principais vantagens de se contratar o outsourcing de gestão de fretes, é a produção de dados confiáveis. Informações de qualidade são essenciais para a administração de qualquer negócio de sucesso.
É por meio das informações levantadas e geradas pelo BPO, que a administração saberá definir quais os rumos a serem seguidos e quais os melhores caminhos para alcançar seus objetivos.
2- Controle
A BPO de gestão de fretes vai cuidar de todo processo de auditoria de transporte. A partir das informações produzidas, montará relatórios diários com informações relacionadas ao custo e prazos de
entrega. Dessa forma, o gestor tem visibilidade da situação da operação de forma rápida e precisa.
Com base nessas informações, ele pode exercer um controle maior sobre operação de transporte. Esse controle ajuda a evitar a ocorrência de falhas e criar insights para otimização e melhoria da operação.
3- Agilidade
No setor de transporte, a agilidade é um diferencial importante, e é esperado pela maioria dos clientes. Dessa forma, o controle, acompanhamento e auditoria das entregas feitos pelo outsourcing de gestão de fretes, influenciam diretamente na rapidez das entregas.
Entregas mais rápidas e com qualidade são a chave para impactar positivamente os seus clientes.
4- Finanças
Um setor de fretes desorganizado pode causar contratempos e prejuízos ao embarcador. Isso acontece devido à complexidade das tarifas envolvidas na cobrança do transporte. Devido a essa complexidade é comum acontecer cobranças indevidas, duplicadas e atrasos nos pagamentos.
Com o outsourcing de gestão de fretes isso não acontece, pois toda a operação é acompanhada desde o cadastro das tabelas de preço até o processo de pagamento. Além disso, todas as divergências encontradas passam por um processo de aprovação do gestor para definir como deverão ser tratadas.
5- Redução de Gastos
Outra vantagem do outsourcing de gestão de fretes, é a economia que ela propicia. A melhoria do processo permite que o departamento de logística foque em atividades que trazem um maior valor agregado para empresa. Além disso, o BPO auxilia o embarcador a realizar simulações para o processo de BID.
Assim, com o BPO, processos e tarifas podem ser melhorados, e, consequentemente, os gastos com o processo serão reduzidos.
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